Inês de Matos Basílio

Dicas para conseguir poupar mais

03.06.2021
Outros

Habitualmente, todos nós chegamos ao fim do mês com o sentimento que podíamos, ou deveríamos, ter poupado algum dinheiro. Sem quase darmos conta, o montante que tínhamos pensado em poupar no início do mês, afinal acabou ser gasto e, na maioria das vezes, não sabemos exatamente em quê.

Hoje deixamos-lhe algumas dicas para que consiga amealhar algum dinheiro mensalmente que poderá utilizar mais tarde, para cumprir um objetivo ou até em alguma urgência inesperada.

Defina os seus objetivos

Quer seja nos estudos, na vida profissional ou pessoal, costumamos guiar-nos por objetivos.

Da mesma forma, é extremamente importante que defina objetivos para a sua vida financeira.

Se tem o objetivo de fazer uma viagem, arranje um mealheiro, ou abra uma conta específica para este objetivo. Assinale dois ou três objetivos e meta metas temporais em cada um. Terá mais um motivo para começar a sua estratégia de poupança.

Elabore uma lista de compras.

Cumpra a lista e não vá às compras com fome

A ausência de uma lista de compras é a maior amiga das compras por impulso. Se reduzir as compras apenas aos produtos que constam na sua lista, irá verificar que os gastos são bastante menores, o que irá acabar por ter um peso significativo no dinheiro disponível no final do mês.

Evite também ir às compras antes da hora de refeição. Um estômago vazio é inimigo da racionalidade.

Crie uma conta específica para as suas poupanças

Ao separar o dinheiro que poupa do dinheiro que costuma ter sempre disponível, irá evitar gastar montantes adicionais.

Se não tiver esse dinheiro extra à sua disposição na conta associada ao seu cartão multibanco, não o irá utilizar numa compra por impulso.

Reveja os seus gastos e elimine os desnecessários

Muitas vezes gastamos algum dinheiro sem sequer darmos conta. Ou temos hábitos diários, como o pequeno almoço fora, que afetam o nosso orçamento mensal de forma substancial, mas que acabam por ser desnecessários.

Reveja algumas dicas de poupança orçamental no artigo MAXFINANCE anterior. Clique aqui!

Pense três vezes antes de comprar

Será que esta compra é mesmo necessária? Pense nesta pergunta não duas, mas pelo menos três vezes.

Se a resposta não for clara, provavelmente não precisa do artigo ou serviço em causa.

Artigos em segunda mão

Cada vez mais na moda, a reutilização de artigos em segunda mão faz sentido não só para a sua carteira, mas também para o meio ambiente.

Ajude a reduzir o desperdício, adquirindo artigos em segunda mão. Por outro lado, pode também tentar vender artigos que já não utiliza. De qualquer maneira será uma estratégia vencedora.

share